O que o aluno deve dominar para concluir o Ensino Fundamental?

O conhecimento matemático é necessário para todos os alunos da Educação Básica, seja por sua grande aplicação na sociedade contemporânea, seja pelas suas potencialidades na formação de cidadãos críticos, cientes de suas responsabilidades sociais.
A Matemática não se restringe apenas à quantificação de fenômenos determinísticos – contagem, medição de objetos, grandezas – e das técnicas de cálculo com os números e com as grandezas, pois
também estuda a incerteza proveniente de fenômenos de caráter aleatório. A Matemática cria sistemas abstratos, que organizam e inter-relacionam fenômenos do espaço, do movimento, das formas e dos números, associados ou não a fenômenos do mundo físico.
Esses sistemas contêm ideias e objetos que são fundamentais para a compreensão de fenômenos, a construção de representações significativas e argumentações consistentes nos mais variados contextos.
Dessa forma, para se alcançar tais metas, uma das principais dúvidas de pais, alunos e até professores de matemática em início de carreira é sobre as competências que os alunos deve adquirir durante o processo de ensino aprendizagem. Para isso, vamos enumerar as 9 competências definidas pelos Parâmetros Curriculares Nacionais - PCNs, os quais norteiam a educação brasileira.

COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS DE MATEMÁTICA PARA O
ENSINO FUNDAMENTAL


1ª Competência
Identificar os conhecimentos matemáticos como meios para compreender e atuar no mundo, reconhecendo também que a Matemática, independentemente de suas aplicações práticas, favorece o desenvolvimento do raciocínio lógico, do espírito de investigação e da capacidade de produzir argumentos convincentes.


2ª Competência
Estabelecer relações entre conceitos e procedimentos dos diferentes campos da Matemática (Aritmética, Álgebra, Geometria, Estatística e Probabilidade) e de outras áreas do conhecimento e comunicá-las por meio de representações adequadas.


3ª Competência
Fazer observações sistemáticas de aspectos quantitativos e qualitativos presentes nas práticas sociais e culturais, de modo a investigar, organizar, representar e comunicar informações relevantes, para interpretá-las e avaliá-las crítica e eticamente, produzindo argumentos convincentes.


4ª Competência
Enfrentar situações-problema em múltiplos contextos, incluindo-se situações imaginadas, não diretamente relacionadas com o aspecto prático- utilitário, expressar suas respostas e sintetizar conclusões, utilizando diferentes registros e linguagens: gráficos, tabelas, esquemas, além de texto escrito na língua materna.


5ª Competência
Utilizar processos e ferramentas matemáticas, inclusive tecnologias digitais disponíveis, para modelar e resolver problemas cotidianos, sociais e de outras áreas de conhecimento, validando estratégias e resultados.


6ª Competência
Agir individual ou cooperativamente com autonomia, responsabilidade e flexibilidade, no desenvolvimento e/ou discussão de projetos, que abordem, sobretudo, questões de urgência social, com base em princípios éticos, democráticos, sustentáveis e solidários, valorizando a diversidade de opiniões de indivíduos e de grupos sociais, sem preconceitos de qualquer natureza.


7ª Competência
Interagir com seus pares de forma cooperativa, trabalhando coletivamente no planejamento e desenvolvimento de pesquisas para responder a questionamentos e na busca de soluções para problemas, de modo a identificar aspectos consensuais ou não na discussão de uma determinada questão, respeitando o modo de pensar dos colegas e aprendendo com eles.


8ª Competência
Sentir-se seguro da própria capacidade de construir e aplicar conhecimentos matemáticos, desenvolvendo a autoestima e a perseverança na busca de soluções.


9ª Competência
Reconhecer que a Matemática é uma ciência humana, fruto das necessidades e preocupações de diferentes culturas, em diferentes momentos históricos, e é uma ciência viva, que contribui para solucionar problemas científicos e tecnológicos e para alicerçar descobertas e construções, inclusive com impactos no mundo do trabalho.


É importante ressaltar que essas competências serão trabalhadas durante toda a vivência escolar do aluno, no período chamado de Ensino Fundamental, pois são conteúdos que nortearão as capacidades matemáticas exigidas na formação do indivíduo de acordo com a sociedade e o mercado de trabalho brasileiro e mundial. Para tanto, existem habilidades que devem ser trabalhadas em cada turma, e por onde deve ser feitas as avaliações dos discentes.

Clique nos botões abaixo para acessar as HABILIDADES Matemáticas respectivas das turmas do Ensino Fundamental.

   
   
   
   
   
   
   
   
   

As Habilidades também norteiam os conteúdos que deverão ser abordados.


Espero que isso ajude você! Se ajudou, por favor, compartilhe com seus amigos!


Fonte: BRASIL. Parêmetros Curriculares Nacionais