Objetivos de Aprendizagem | 8º Ano | Ensino Fundamental


Abaixo listei os Objetivos de Aprendizagem dos alunos da rede estadual de educação do estado de Mato Grosso. São por esses objetivos de aprendizagem que os alunos são avaliados, e através dos quais são acompanhados seus rendimentos em suas determinadas turmas. As notas em cada um dos itens é 
  •           AB = Abaixo do Básico [insuficiente] ➥ com este conceito, os alunos estão em um nível inferior ao que a turma exige, ou seja, tem conhecimentos apenas da turma anterior à qual se encontra. Compreende as notas de 0,0 a 4,9 pontos.
  •         B = Básico [zona de atenção] ➥ essa é uma zona bem perigosa, pois, apesar de não ser uma nota insuficiente, ela ainda é razoavelmente inadequada para um referente à média para sua turma. Compreende as notas de 5,0 a 6,9 pontos.
  •         P = Proficiente [Adequado] ➥ Esse é um conceito considerado "padrão" para cada turma! Subtende-se que um aluno proficiente está aprendendo os conteúdos com um nível de aprendizado suficiente para lhe conduzir a um próximo nível, a próxima série. Compreende as notas de 7,0 a 8,9 pontos.
  •         A = Avançado [conhecimento apto a progredir de turma] ➥ Os alunos avançados são os alunos acima da média, alunos de alto nível, alunos que compreenderam e conseguem aplicar com perfeição os conhecimentos adquiridos em sala de aula. Compreende as notas de 9,0 a 10,0 pontos.
Objetivos de Aprendizagem | 8º ANO EF | SEDUC MT

341 Associa pares ordenados a pontos do plano cartesiano e representa triângulos e quadriláteros conhecendo as coordenadas de seus vértices.     
342 Constrói circunferências com uso de compasso e identifica seus elementos.         
343  Resolve e elabora problemas envolvendo o comprimento da circunferência e a área do círculo.   
344 Reconhece e constrói figuras obtidas por simetria de translação, rotação e reflexão, usando instrumentos de desenho ou tecnologias digitais e reconhece e desenha perspectivas de figuras espaciais a partir de suas vistas ortogonais.           
345  Reconhece as condições necessárias e suficientes para obter triângulos semelhantes e utiliza a semelhança de triângulos para estabelecer: as relações métricas no triângulo retângulo e as razões trigonométricas.       
346 Compreende relações entre ângulos (complementares, suplementares, opostos pelo vértice, ângulos formados por retas paralelas cortadas por uma transversal) e entre ângulos internos e externos de polígonos.         
347 Resolve e elabora problemas envolvendo medida de grandezas e reconhece grandezas compostas determinadas pela razão ou pelo produto de outras. Reconhece a capacidade de armazenamento de dados como uma grandeza e identificar unidades de medida (exemplo: bytes, quilobytes, megabytes, gigabytes e etc).          
348 Compreende os sistemas de medida e as relações entre múltiplos das diferentes grandezas, as diferentes notações (potências decimais e não decimais), e as unidades de medidas muito pequenas e muito grandes.         
350 Utiliza quando necessário o teorema de Pitágoras para resolução de problemas envolvendo distancias entre dois pontos e o ponto médio de um segmento de reta.             
351 Compreende a razão de semelhança na resolução de problemas envolvendo o cálculo da medida de área e de perímetro de figuras planas semelhantes.             
352 Constrói, utilizando instrumentos de desenho ou tecnologias digitais: mediatriz de um segmento, bissetriz de um ângulo, retas paralelas, retas perpendiculares, ângulos notáveis (90°, 60°, 45°, 30°) e polígonos regulares.             
353 Identifica condições de inscrição e circunscrição de polígonos em uma circunferência.     
354 Constrói o espaço amostral de experimentos, utilizando o princípio multiplicativo e indica a probabilidade de um evento por meio de uma razão, verificando que a soma das probabilidades de todos os resultados individuais é igual a 1.
355 Resolve e elabora problemas de contagem que envolvam o princípio multiplicativo, por meio de diagrama de árvore, tabelas e esquemas.        
420  Compreende o significado de média como um indicador da tendência de uma pesquisa, calculando seu valor e relacionando, intuitivamente, com a variabilidade dos dados (dois conjuntos de dados podem ter a mesma média e serem distribuídos com amplitudes diferentes).              
421   Escolhe e constrói o gráfico mais adequado (colunas, setores, linhas, histogramas e polígonos de frequência) para apresentar um determinado conjunto de dados, destacando aspectos como as medidas de tendência central, com ou sem o uso de tecnologias digitais.              
422  Reconhece, compara e ordena números reais, com apoio na relação com pontos na reta numérica e os representa em notação científica.     
423  Compreende e efetua cálculos com números reais, inclusive potências com expoentes negativos e fracionários. 
424 Resolve e elabora problemas envolvendo cálculo de porcentagem, porcentagem de porcentagem, juros, descontos e acréscimos, relacionando representação percentual e decimal, com e sem o uso de tecnologias digitais.  
425  Resolve e elabora problemas com números reais, inclusive em notação científica, envolvendo diferentes operações.           
426  Resolve problemas cuja conversão seja uma inequação do 1º grau do tipo ax + b = c ou ax + b = c e representa o conjunto solução na reta numérica.          
427  Desenvolve produtos e fatora de binômios, assim como, resolve e elabora problemas envolvendo equações do 2º grau que possam ser reduzidas por fatoração.
428  Resolve problemas que envolvam sistemas de duas equações lineares do 1º grau com duas variáveis.      
431   Resolve problemas que envolvam relações entre grandezas, inclusive de proporcionalidade direta e inversa.