Planejamento Anual 9º Ano EF




PLANEJAMENTO ANUAL DO ENSINO FUNDAMENTAL BASEADO NO ALINHAMENTO COM: ORIENTAÇÕES CURRICULARES DE MATO GROSSO, OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E CONTEÚDOS



1º BIMESTRE
BNCC MT
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM
CONTEÚDOS
PROCEDIMENTO METODOLÓGICO
AVALIAÇÃO

(EF09MA01) Reconhecer que, uma vez fixada uma unidade de comprimento, existem segmentos de reta cujo comprimento não é expresso por número racional (como as medidas de diagonais de um polígono e alturas de um triângulo, quando se toma a medida de cada lado como unidade).

(EF09MA02) Reconhecer um número irracional como um número real cuja representação decimal é infinita e não periódica, e estimar a localização de alguns deles na reta numérica.

(EF09MA03) Efetuar cálculos com números reais, inclusive potências com expoentes fracionários.

(EF09MA04) Resolver e elaborar problemas com números reais, inclusive em notação científica, envolvendo diferentes operações.

(EF09MA18) Reconhecer e empregar unidades usadas para expressar medidas muito grandes ou muito pequenas, tais como distância entre planetas e sistemas solares, tamanho de vírus ou de células, capacidade de armazenamento de computadores, entre outros.


(348) Compreende os sistemas de medida, diferentes notações (potências decimais e não decimais), incluindo unidades de medidas muito pequenas (exemplo: nano, micro) e muito grandes (exemplo: anos luz).

(422) Reconhece, compara e ordena números reais, com apoio na relação com pontos na reta numérica.

(423) Compreende e efetua cálculos com números reais, inclusive potências com expoentes negativos e fracionários.

(425) Resolve e elabora problemas com números reais, inclusive em notação científica, envolvendo diferentes operações.

(347) Reconhece grandezas compostas, determinadas pela razão ou pelo produto de duas outras: velocidade (m/s; km/h), aceleração (m/s2), densidade (g/cm3; pessoas/km2) e potência (Kwh). Reconhece a capacidade de armazenamento de dados como uma grandeza e identifica as unidades de medida bytes, quilobytes, megabytes, gigabytes e terabytes.



OPERAÇÕES COM NÚMEROS REAIS
·      Potenciação
·      Radiciação
UNIDADES DE MEDIDAS
Medidas em Informática
Aplicativos de Localização



ü Aulas Expositivas
ü Diálogo e troca de ideias entre os alunos e entre eles e o professor;
ü sessões de resolução de problemas;
ü leitura e interpretação de textos;
ü atividade de pesquisa e experimentação;
ü trabalhos em grupo;
ü sequência de exercícios;
ü utilização de recursos eletrônicos, como a calculadora e o computador.

Diagnóstica
Formativa
Somativa

2º BIMESTRE
BNCC MT
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM
CONTEÚDOS
PROCEDIMENTO METODOLÓGICO
AVALIAÇÃO

(EF09MA06) Compreender as funções como relações de dependência unívoca entre duas variáveis e suas representações numérica, algébrica e gráfica e utilizar esse conceito para analisar situações que envolvam relações funcionais entre duas variáveis.

(EF09MA09) Compreender os processos de fatoração de expressões algébricas, com base em suas relações com os produtos notáveis, para resolver e elaborar problemas que possam ser representados por equações polinomiais do 2º grau.


(341) Associa pares ordenados a pontos do plano cartesiano e representa triângulos e quadriláteros conhecendo as coordenadas de seus vértices.

(426) Resolve problemas cuja conversão seja uma inequação do 1º grau do tipo ax + b ≤ c ou ax + b ≥ c e representa o conjunto solução na reta numérica.

(427) Resolve e elabora problemas envolvendo equações do 2º grau que possam ser reduzidas por fatoração a: ax² = c; (ax + b)² = 0 e (x + a).(x + b) = 0

(428) Resolve problemas que envolvam sistemas de duas equações lineares do 1º grau com duas variáveis.

EQUAÇÕES DO 2º GRAU
·  Resolução de Equação do 2º grau pela fatoração
·  Fórmula de Bhaskara
·  Equações biquadradas
SISTEMAS DE EQUAÇÕES DO 2º GRAU
NOÇÕES DE FUNÇÃO
Coordenadas cartesianas



ü Aulas Expositivas
ü Diálogo e troca de ideias entre os alunos e entre eles e o professor;
ü sessões de resolução de problemas;
ü leitura e interpretação de textos;
ü atividade de pesquisa e experimentação;
ü trabalhos em grupo;
ü sequência de exercícios;
ü utilização de recursos eletrônicos, como a calculadora e o computador.

Diagnóstica
Formativa
Somativa


3º BIMESTRE
BNCC MT
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM
CONTEÚDOS
PROCEDIMENTO METODOLÓGICO
AVALIAÇÃO

(EF09MA07) Resolver problemas que envolvam a razão entre duas grandezas de espécies diferentes, como velocidade e densidade demográfica.

(EF09MA08) Resolver e elaborar problemas que envolvam relações de proporcionalidade direta e inversa entre duas ou mais grandezas, inclusive escalas, divisão em partes proporcionais e taxa de variação, em contextos socioculturais, ambientais e de outras áreas.

(EF09MA10) Demonstrar relações simples entre os ângulos formados por retas paralelas cortadas por uma transversal.

(EF09MA11) Resolver problemas por meio do estabelecimento de relações entre arcos, ângulos centrais e ângulos inscritos na circunferência, fazendo uso, inclusive, de softwares de geometria dinâmica.
(EF09MA12) Reconhecer as condições necessárias e suficientes para que dois triângulos sejam semelhantes.
(EF09MA13) Demonstrar relações métricas do triângulo retângulo, entre elas o teorema de Pitágoras, utilizando, inclusive, a semelhança de triângulos.
(EF09MA14) Resolver e elaborar problemas de aplicação do teorema de Pitágoras ou das relações de proporcionalidade envolvendo retas paralelas cortadas por secantes.
(EF09MA15) Descrever, por escrito e por meio de um fluxograma, um algoritmo para a construção de um polígono regular cuja medida do lado é conhecida, utilizando régua e compasso, como também softwares.
(EF09MA16) Determinar o ponto médio de um segmento de reta e a distância entre dois pontos quaisquer, dadas as coordenadas desses pontos no plano cartesiano, sem o uso de fórmulas, e utilizar esse conhecimento para calcular, por exemplo, medidas de perímetros e áreas de figuras planas construídas no plano.
(EF09MA17) Reconhecer vistas ortogonais de figuras espaciais e aplicar esse conhecimento para desenhar objetos em perspectiva.

(EF09MA19) Resolver e elaborar problemas que envolvam medidas de volumes de prismas e de cilindros retos, inclusive com uso de expressões de cálculo, em situações cotidianas.


(342) Reconhece arcos, ângulo central e ângulo inscrito na circunferência e estabelece a relação entre eles.
(343) Resolve e elabora problemas envolvendo a área do círculo.
(344) Constrói a figura que resulta de uma composição de transformações (translação, reflexão e rotação) de uma figura no plano. Reconhece e desenha perspectivas de figuras espaciais, a partir de suas projeções ortogonais.

(345) Reconhece as condições necessárias e suficientes para obter triângulos semelhantes e utiliza a semelhança de triângulos para estabelecer: as relações métricas no triângulo retângulo e as razões trigonométricas.

(356) Compreende as relações entre os ângulos formados por retas paralelas cortadas por uma transversal.
(350) Utiliza quando necessário o teorema de Pitágoras para resolução de problemas envolvendo distancias entre dois pontos.
(351) Compreende a razão de semelhança na resolução de problemas envolvendo o cálculo da medida de área e de perímetro de figuras planas semelhantes.
(352) Constrói, utilizando instrumentos de desenho ou tecnologias digitais: mediatriz de um segmento, bissetriz de um ângulo, retas paralelas, retas perpendiculares, ângulos notáveis (90°, 60°, 45°, 30°) e polígonos regulares.
(353) Utiliza instrumentos de medição e/ou tecnologias digitais, atendendo as condições requeridas para realização de inscrição e circunscrição de polígonos em uma circunferência.




GEOMETRIA PLANA
·      Circunferência e círculo
·      Razão, proporção e teorema de Tales
·      Semelhança de triângulos
·      Teorema de Pitágoras
·      Relações métricas do triângulo retângulo
·      Relações métricas na circunferência

TRIGONOMETRIA
Razões trigonométricas
Relações entre seno, cosseno e tangente
Razões trigonométricas para ângulos de 30º, 45º e 60º

GEOMETRIA ESPACIAL
Prismas e cilindros
Área e volume



ü Aulas Expositivas
ü Diálogo e troca de ideias entre os alunos e entre eles e o professor;
ü sessões de resolução de problemas;
ü leitura e interpretação de textos;
ü atividade de pesquisa e experimentação;
ü trabalhos em grupo;
ü sequência de exercícios;
ü utilização de recursos eletrônicos, como a calculadora e o computador.

Diagnóstica
Formativa
Somativa

4º BIMESTRE
BNCC MT
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM
CONTEÚDOS
PROCEDIMENTO METODOLÓGICO
AVALIAÇÃO

(EF09MA20) Reconhecer, em experimentos aleatórios, eventos independentes e dependentes e calcular a probabilidade de sua ocorrência, nos dois casos.

(EF09MA21) Analisar e identificar, em gráficos divulgados pela mídia, os elementos que podem induzir, às vezes propositadamente, erros de leitura, como escalas inapropriadas, legendas não explicitadas corretamente, omissão de informações importantes (fontes e datas), entre outros.

(EF09MA22) Escolher e construir o gráfico mais adequado (colunas, setores, linhas), com ou sem uso de planilhas eletrônicas, para apresentar um determinado conjunto de dados, destacando aspectos como as medidas de tendência central.

(EF09MA23) Planejar e executar pesquisa amostral envolvendo tema da realidade social e comunicar os resultados por meio de relatório contendo avaliação de medidas de tendência central e da amplitude, tabelas e gráficos adequados, construídos com o apoio de planilhas eletrônicas.

(354) Constrói o espaço amostral de experimentos, utilizando o princípio multiplicativo e indica a probabilidade de um evento por meio de uma razão, verificando que a soma das probabilidades de todos os resultados individuais é igual a 1.

(355) Resolve e elabora problemas de contagem que envolvam o princípio multiplicativo, por meio de diagrama de árvore, tabelas e esquemas.

(420) Compreende a conveniência do agrupamento de dados e elabora uma tabela de frequências, utilizando intervalos de classes.

(421) Escolhe e constrói o gráfico mais adequado (colunas, setores, linhas, histogramas e polígonos de frequência) para apresentar um determinado conjunto de dados, destacando aspectos como as medidas de tendência central, com ou sem o uso de tecnologias digitais.


ESTATÍSTICA
Amostragem
Distribuição de frequência
Gráficos
Medidas de dispersão

PROBABILIDADE
Princípio multiplicativo
Probabilidade condicional
Distribuição probabilística
Probabilidade como instrumento de tomada de decisões



ü Aulas Expositivas
ü Diálogo e troca de ideias entre os alunos e entre eles e o professor;
ü sessões de resolução de problemas;
ü leitura e interpretação de textos;
ü atividade de pesquisa e experimentação;
ü trabalhos em grupo;
ü sequência de exercícios;
ü utilização de recursos eletrônicos, como a calculadora e o computador.
.
Diagnóstica
Formativa
Somativa

Clique aqui para exibir a versão PDF.